HomeNotíciasAposentadoria24 de janeiro – Dia dos Aposentados

24 de janeiro – Dia dos Aposentados

Neste domingo, dia 24 de janeiro, comemora-se o dia daqueles que lutaram, se dedicaram e cumpriram suas missões em construir um país melhor para todos. Parabéns!

Dia 24 de janeiro é o Dia Nacional do Aposentado e Aposentada, e também da previdência social. Neste mesmo dia, em 1923, através do decreto conhecido como “Lei Elói Chaves”, foi criada a Caixa de Aposentadoria e Pensões para beneficiar os empregados das empresas de estradas de ferro e seus familiares, considerada a primeira lei brasileira de previdência social. Após a promulgação desta lei, outras empresas foram beneficiadas e seus empregados passaram a ser socialmente protegidos. Anos mais tarde, em 1981, seria estabelecida o Dia dos Aposentados e Aposentadas. A data também foi escolhida para lembrar e celebrar a “Lei Eloy Chaves”.

Diversos órgãos públicos trabalham em conjunto para garantir o funcionamento desta seguridade, tornando a Previdência Social brasileira uma das maiores do mundo, além de ter o papel de distribuidora de renda.

A data que seria uma justa homenagem em reconhecimento aos aposentados/as que dedicaram suas vidas e contribuíram com a construção e prestação dos diversos tipos de serviços públicos para a sociedade, hoje sofre com o descaso e ofensiva covardes do governo.

Desde a aprovação da Reforma da Previdência esses ataques se tornaram mais frequentes. O aumento da idade mínima, do tempo de contribuição e tempo mínimo no serviço público tornaram o sonho da tão sonhada aposentadoria mais distante e penosa. O aumento das alíquotas assim como possíveis cobranças extraordinárias impactam financeiramente a vida dos servidores aposentados/as que sofrem com as remunerações congeladas e veem seu poder de compra diminuir ano após ano.

Seguindo com o desmonte do Estado disfarçado mais uma vez de reforma, o Governo segue seus ataques, em especial aos servidores, querendo emplacar a Reforma Administrativa. A reforma que mais uma vez promete ser a solução de todos os problemas do país, assim como prometido nas reformas anteriores que apenas retiraram direitos a degradaram ainda mais a vida da população, esconde no seu confuso e subjetivo texto falsas premissas ao afirmar que atingirá somente os futuros servidores.

8º Encontro de aposentados e pensionistas do Sintrafesc – 2018

O Sintrafesc demonstra seu total respeito e admiração aos aposentados/as de todas as áreas. Sendo sua base de filiados composta em sua maioria por aposentados e pensionistas, reconhecemos a importância dessa importante classe na construção do país e na idealização de uma entidade que seria a representante dos servidores no estado de Santa Catarina. Sendo hoje realidade, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Santa Catarina parabeniza todos/as aposentados/as por escolher ser um profissional que tem como ofício servir a população, e participando ativamente das conquistas de toda a categoria. Juntos continuaremos LUTANDO para que todos possam, ao conquistar suas aposentadorias, terem orgulho e motivos para enfim alegrar-se com o merecido descanso, com totais garantias de viver a melhor fase da vida com dignidade. Parabéns!