a
HomeNotíciasAssembleia unifica e organiza luta em SC em defesa do serviço público

Assembleia unifica e organiza luta em SC em defesa do serviço público

Na assembleia, os trabalhadores aprovaram a participação na Jornada Nacional de Lutas em defesa do Emprego, da Soberania, da Democracia, das Estatais e pela valorização do serviço e dos servidores públicos

 

Um assembleia unificada na tarde desta quarta-feira (4), reuniu trabalhadores e trabalhadoras de todos as regiões de Santa Catarina para planejar a luta contra os ataques ao serviço público propostos pelos governos de Jair Bolsonaro e de Carlos Moisés, governador do Estado.  Além dos trabalhadores dos serviços públicos municipal, estadual e federal, o encontro também contou com o apoio de representantes da CUT, CTB , CSP Conlutas, Intersindical e de diversos sindicatos de categorias privada.

Ex presidente e atual secretário de finanças do Sintrafesc, Lírio José Téo, ressaltou a importância em defender os direitos dos servidores para que a sociedade continue tendo acesso aos serviços públicos essenciais e garantir a manutenção das políticas públicas conquistadas ao longo de décadas de lutas.

Na assembleia, os trabalhadores aprovaram a participação na Jornada Nacional de Lutas em defesa do Emprego, da Soberania, da Democracia, das Estatais e pela valorização do serviço e dos servidores públicos, construída durante a Plenária Nacional que aconteceu em Brasília no dia 26 de novembro.

A principal data deste calendário é o dia 18 de março de 2020, quando todo o país se unirá para um Dia Nacional de Paralisação Mobilização, Protesto e Greves em defesa do serviço público. Além disso, uma reunião foi marcada para o dia 18 de dezembro para fazer um balanço sobre as ações no Estado em defesa do serviço público e planejar os próximos encaminhamentos.  

Também foram aprovadas moções de apoio às greves no serviço público do Rio Grande do Sul e do Paraná e um pedido de audiência com o governador Carlos Moisés (PSL) para cobrar a retirada do projeto da Reforma da Previdência que começou a tramitar na última terça-feira e prevê uma série de prejuízos para os trabalhadores do estado.

 

Trabalhadores ocuparam o Plenário da ALESC

 

Após a assembleia, os trabalhadores ocuparam ao Plenária da Assembleia Legislativa para pressionar os deputados estaduais a votaram contra a Reforma da Previdência do governador Moisés (PSL). Logo que chegaram à ALESC com faixas e gritos de “Aposentadoria não se negocia”, os deputados encerraram a sessão que estava acontecendo e se retiraram do plenário para não enfrentar a pressão dos trabalhadores.

O deputado estadual Fabiano da Luz, líder da bancada do PT na ALESC, reforçou a importância da mobilização dos trabalhadores contra a reforma no estado “Toda pressão é importante, ainda mais no nível de pressão que os deputados estão, sabendo que é uma reforma que não veio para melhorar, mas sim piorar a vida do trabalhador”. O deputado explicou que um calendário de votações da Reforma ficará apenas para o próximo ano, a partir de 3 de fevereiro.

 

Deputado Fabiano da Luz (PT) explica aos trabalhadores sobre a tramitação da Reforma da Previdência na ALESC

 

A presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, avalia que a assembleia obteve bons resultados “Conseguimos fazer uma assembleia bem representativa e mandar o recado para os deputados estaduais de que não aceitaremos o projeto da Reforma da Previdência aqui no Estado. Agora, nossa tarefa é ir até os locais de trabalho e dialogar com toda a população sobre a importância de se unir à nossa luta para barrar o desmonte do serviço público “.

Confira ao calendário de lutas aprovado na assembleia unificada:

18 de dezembro: Reunião para avaliar e planejar as ações em defesa do serviço público no Estado, às 14h, no Sintespe

12 de fevereiro de 2020: atividade no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados;

8 de março de 2020: reforçar as mobilizações do Dia Internacional de Luta das Mulheres;

18 de março: dia nacional de paralisações, mobilizações, protestos e greves.


  • Edição: Zeh Andrade

Fonte: CUT-SC

 

 

Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.