HomeNotíciasCarta do 8º Encontro de Aposentados/as e Pensionistas do Sintrafesc

Carta do 8º Encontro de Aposentados/as e Pensionistas do Sintrafesc

Nós, aposentados/as e pensionistas da base do Sintrafesc, presentes no 8º Encontro de Aposentados/as e Pensionistas, realizado nos dias 24 e 25 de maio de 2018, em Florianópolis (SC), manifestamos nossa defesa intransigente pela DEMOCRACIA no país e contra a retirada de direitos históricos, que ajudamos a conquistar ao longo das nossas vidas. Citamos a aprovação da Emenda Constitucional no95 (15/12/16), que congela os gastos públicos com as políticas públicas e todas as despesas decorrentes para o seu atendimento (como o salário do pessoal de atendimento e as condições materiais das instalações físicas) pelos próximos 20 anos,inviabilizando o Serviço Público no Brasil; e também as reformas como a terceirização (31/03/17) e a trabalhista (aprovada em 13/07/17), que atinge diretamente a sociedade.

Somos aposentados/as que já contribuímos muito com o nosso trabalho para o Serviço Público do país e, por isso, não deixaremos de nos manter mobilizados/as, e organizados/as, pois,somos cientes da importância da nossa experiência e capacidade para a construção do nosso Sindicato e Sociedade.

Hoje, o nosso segmento já é maioria no Serviço Público Federal. O Poder Executivo tem 1,272 milhão de servidores civis, dos quais 635 mil estão na ativa, número um pouco menor que o dos aposentados (397 mil) e pensionistas (240 mil) somados. Na administração direta (Presidência da República, ministérios, secretarias e órgãos subordinados, como Receita Federal), a proporção de servidores na ativa é de apenas 38,6% do total. No Executivo total (incluindo autarquias e fundações) o percentual sobe a 53,7%, segundo dados do Ministério do Planejamento, de dezembro de 2016. Esses números significam a necessidade da renovação do quadro de pessoal através de concursos públicos, assim como da valorização do pessoal e da melhoria das condições físicas e estruturais para atender a demanda do povo brasileiro.

Portanto, continuaremos a defender, junto com nossos/as colegas da ativa, a qualidade do Serviço Público e a combater o projeto de privatização em vigor na atualidade. Tendo em vista essa situação, endossamos a pauta unificada da Campanha Salarial de 2018, aprovada pelo Fonasef (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), que além de requerer a revogação das reformas que retiram direitos, cobram o cumprimento dos acordos firmados na negociação de 2015 e a reposição do índice das perdas acumuladas em 25,63% (Fonte: Dieese).

Queremos,também, apresentar nossas reivindicações específicas, por ser um segmento com avançada faixa etária e, na medida em que aumentam nossos custos de vida, diminui nosso poder aquisitivo por não termos alcançado a plena paridade para todos/as. Falamos pelos/as nossos/as colegas que se aposentaram antes de 2003 e que não foram beneficiados pelo acordo firmado em 2015. E, também, a aprovação da PEC 555/06, que isenta os aposentados/as e pensionistas da contribuição previdenciária.

Outro ponto que defendemos é a melhoria urgente da situação dos planos de saúde complementar de autogestão, que está totalmente precária, e a necessidade da participação paritária entre governo e servidores/as no custeio do seu pagamento. Outrossim, reafirmamos a defesa do SUS público e com qualidade.

Em razão dessas demandas, reivindicamos a participação direta de nossos/as representantes aposentados/as e pensionistas em toda e qualquer reunião de negociação que implique em decisões sobre as nossas vidas.

Nós, os/as participantes do 8º Encontro Estadual de Aposentados/as e Pensionistas do Sintrafesc, nos dirigimos a todos/as os/as nossos/as companheiros/as servidores/as públicos federais do movimento sindical e demais organizações da classe trabalhadora, com a expectativa de que possamos ser ouvidos/as e respeitados/as, assim como também reafirmamos o nosso compromisso em construir a luta social e em defesa da Democracia.

Florianópolis, 25 de maio de 2018.