a
HomeMeio AmbienteComo a fumaça das queimadas do Pantanal chega em SC

Como a fumaça das queimadas do Pantanal chega em SC

A grande quantidade incêndios que estão ocorrendo nesta temporada no Pantanal vem trazendo um sério prejuízo ambiental ao Brasil. Porém, não só no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Outros estados brasileiros estão tendo influência através da fumaça que se espalha e provoca queda na qualidade do ar.

COMO A FUMAÇA CHEGA EM SC?

Pela distância que estamos do Pantanal talvez seja dificil, ou pelo menos curioso, entender como essa fumaça pode chegar até o nosso Estado. Para isso, é preciso falar sobre um vento que ocorre em altitude. Mais ou menos a 1,5 km de altura da superfície. 

Na meteorologia chamamos esse vento de ”Jato de Baixos Níveis”. Um vento que ocorre mais ou menos na altura da base das nuvens. 

Ventos assim ocorrem em diveras regiões do mundo. Normalmente causados pela presença de uma topografia elevada. No nosso caso, os Andes. A ilustração abaixo mostra o que ocorre aqui no Brasil: 

Deslocamento padrão do JBN
Deslocamento padrão do JBN

(Foto: NSC Total)

Esse vento sopra do Sudeste do Oceano Atlântico em direção ao Noroeste do Brasil, ou seja, vai em direção à floresta Amazônica no Norte do país. Em seguida esse vento é bloqueado pelos Andes que forma um “corredor” que canaliza esse vento em direção ao Sul do Brasil. 

O que muda ao longo do ano é a posição desse jato. Poder mais ao Norte de SC, na altura do Estado, ou até mesmo mais ao Sul.

Ele é o responsável por trazer nestes últimos dias a fumaça dos incêndios do Pantanal para o nosso Estado.

Chegada de sementes misteriosas da China provoca alerta em SC

O QUE OCORREU NO ÚLTIMO DOMINGO

A ilustração abaixo mostra através das seta sem branco a direção do Jato de Baixos Níveis. Vejam que ele vem do Norte do Brasil em direção aos Andes e é canalizado em direção a Santa Catarina. 

As cores mais em tons de vermelho indicam a velocidade mais alta desse vento. 

Neste caso, o vento trouxe tudo que estava na atmosfera a 1,5 km de altura no céu do Pantanal, no caso a fumaça, em direção ao nosso Estado. 

Posição do Jato de Baixos níveis
Posição do Jato de Baixos níveis

(Foto: Windy)

TEMOS FUMAÇA DOS INCÊNDIOS NESTA SEMANA?

Sim. Entre esta quarta (16) e a quinta-feira de manhã a posição do Jato é do Pantanal em direção a Santa Catarina. Por isso, segue a possibilidade da fumaça no Estado. 

O mapa abaixo mostra através das cores em tom de vermelho qual a dispersão da fumaça das queimadas tanto do Pantanal quanto da Amazônia nesta quarta-feira. 

Projeção de deslocamento da fumaça dos incêndios
Projeção de deslocamento da fumaça dos incêndios

(Foto: Copernicus – Serviço de Monitoramento Atmosférico)

Vejam que a fumaça vem não só para Santa Catarina, mas para todo o Sul do Brasil.

Esse mesmo modelo de dispersão indica que a fumaça a partir do final da quinta-feira (17) já estará mais em direção a São Paulo, não vindo para o nosso Estado. 

Isso ocorre por que teremos uma frente fria (que é um sistema de chuva).

Com esse sistema avançando entre o final da quarta-feira e o turno da manhã da quinta-feira, a direção desse Jato de Baixos Níveis irá mudar.

A imagem abaixo ilustra essa projeção:

Projeção de deslocamento da fumaça dos incêndios
Projeção de deslocamento da fumaça dos incêndios

(Foto: Copernicus – Sistema de Monitoramento Atmosférico)

PODEREMOS TER CHUVA PRETA EM SC?

Durante os últimos dias tivemos no Rio Grande do Sul esse fumaça. Por lá, tivemos também maior quantidade de chuva. Algumas cidades gaúchas tiveram uma água da chuva bem mais escura.

Claro que há necessidade de uma análise dessa água para comprovar que ele é escura pela fumaça, na verdade carbono negro, mas muito provavelmente é. 

Água escura da chuva ocorrida no RS durante os últimos dias
Água escura da chuva ocorrida no RS durante os últimos dias

(Foto: Ivete de David)

O que ocorre é que aqui em SC temos e vamos continuar tendo a fumaça. 

Como entre esta quarta e a quinta-feira temos condições de chuva, nada impede que em algumas cidades catarinenses a chuva também venha com uma água escura. Vamos acompanhar.


  • Capa: Manza Filmes

Fonte: Leandro Puchalski, NSC

Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.