HomeNotíciasCUTCUT publica nota em defesa do servidor público

CUT publica nota em defesa do servidor público

Documento critica projeto aprovado na CCJ do Senado que propõe fim da estabilidade no serviço público

A CUT Nacional publicou nota de repúdio contra o fim da estabilidade do servidor público, proposta que foi aprovada na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. A entidade critica o PLS 116/17, da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), que propõe avaliações periódicas dos servidores públicos da União, estados, Distrito Federal e municípios, sugerindo a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor. A Central alega que o projeto é inconstitucional, uma vez que propostas dessa natureza devem ser de autoria do Poder Executivo e não de parlamentares, e classifica a medida como mais um golpe do governo ilegítimo contra a classe trabalhadora, assim como a terceirizaç ão e as reformas trabalhista e previdenciária. Leia abaixo a íntegra da nota de repúdio da CUT.

CUT REPUDIA DECISÃO DA CCJ E DEFENDE ESTABILIDADE

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) manifesta seu repúdio à decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal de aprovar uma proposta inconstitucional estabelecendo o fim da estabilidade dos servidores públicos. Esta é mais um passo que busca da consolidação do golpe em desenvolvimento no país.

O Projeto de Lei do Senado nº 116/17, de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), dispõe sobre a avaliação periódica dos servidores públicos da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, e sobre a perda do cargo público por insuficiência de desempenho do servidor estável.

A medida, se aprovada e sancionada pelo presidente ilegítimo Michel Temer (PMDB-SP), configurará mais um ataque à classe trabalhadora. A estabilidade no emprego público é uma contrapartida conquistada pela luta dos trabalhadores no serviço público, para compensar o não acesso a alguns benefícios garantidos na CLT aos trabalhadores da iniciativa privada, para evitar a perseguição política e para garantir a continuidade nas políticas e serviços públicos.

O PLS nº 116/17 coloca em cheque a estabilidade ao submeter os servidores estáveis à avaliação de ocupantes de cargos comissionados, muitas vezes incompetentes e politicamente subordinados a padrinhos políticos de caráter duvidoso.

O projeto é inconstitucional, pois este assunto é de competência exclusiva do poder Executivo. Entretanto, o desejo da maioria do Congresso Nacional em retirar direitos da classe trabalhadora atropela qualquer norma, lei e até mesmo a Constituição Federal, que diz na alínea “c” do parágrafo primeiro do Art. 61 que é exclusividade do presidente propor lei que trate sobre o Regime Jurídico Único dos servidores da União e sobre a estabilidade.

O significado do PLS nº 116/17 deve ser compreendido no âmbito das medidas de austeridade que estão sendo impostas ao país por uma coalizão política de corruptos, que age no sentido contrário ao que a maioria do povo decidiu nas urnas. O congelamento do orçamento para políticas sociais, a reforma trabalhista, a liberação da terceirização irrestrita, o fim da aposentadoria pelo sistema público e a demissão de servidores estáveis atendem a um único propósito: preservar o lucro dos empresários e garantir que os recursos dos impostos pagos pela população sejam abocanhados pelos banqueiros através dos títulos da dívida pública.

A CUT repudia o PLS nº 116/17 e orienta suas entidades a pressionarem as bancadas de parlamentares em todo o país para que rejeitem a mais este ataque contra os servidores e o serviço público.

Nenhum direito a Menos!”

Vagner Freitas

Presidente da  Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Fonte: Condsef