a
HomeNotíciasInternacionalDeputados da Argentina aprovam imposto sobre grandes fortunas

Deputados da Argentina aprovam imposto sobre grandes fortunas

Taxação de grandes fortunas é um assunto polêmico. Seja como for, o texto segue agora para o Senado da Argentina

 

Deputados da Argentina aprovaram a criação de um novo imposto que vai agir apenas para as grandes fortunas. De acordo com as informações oficiais, 133 deputados votaram a favor e 115 votaram contra. Projeto segue agora para o Senado do país.

A ideia do projeto é que esse imposto ajude o estado a arrecadar mais dinheiro e devolver essa quantia para a população em forma de projetos. Seja como for, o fato é que essa taxação segue sendo muito polêmica por lá.

A ideia foi do próprio governo de esquerda de Alberto Fernandes. Essa, aliás, era uma promessa de campanha. Vale lembrar que Fernandes derrotou o direitista Maurício Macri com muita folga nas eleições presidenciais de 2019.

De acordo com o Governo, a taxação dessas fortunas vai fazer o país arrecadar algo em torno de três bilhões de dólares. Desse montante, 20% vai para a compra de material médico na pandemia. Além disso, outros 20% vão para programas de pequenas e médias empresas.

Grandes fortunas

A oposição afirma que esse projeto é “confiscatório” e afirma que o resultado dele é que o país vai afastar novos investidores. De acordo com as projeções atuais, a Argentina vai acabar o ano com um rombo de 11% no seu Produto Interno Bruto (PIB).

Já governistas afirmam que a população não deve se preocupar. Deputados da base do governo argumentam que, pela lógica, apenas 252 pessoas vão ter que dar quase metade do dinheiro que será arrecadado. A grande maioria da população não sentiria portanto os efeitos do imposto. 


 

Fonte: Aécio de Paula, Brasil 123

Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.