HomeNotíciasManifestaçõesDia Nacional de Luta em Defesa dos Serviços Públicos será marcado por atos em SC

Santa Catarina se unirá ao restante do país nesta quarta-feira, 30 de setembro, com atos em quatro cidades do Estado

Para protestar contra o processo de destruição do setor público brasileiro comandado pelo governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL), nesta quarta-feira (30), serão realizadas mobilizações em todo o país. Em Santa Catarina, atos presenciais estão marcados para acontecer em Florianópolis, Joinville, Pomerode e Criciúma.

A principal pauta dos atos será a luta contra as privatizações e contra a reforma Administrativa de Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes, a Proposta de emenda à Constituiução (PEC) nº 32/2020), que afeta drasticamente o funcionalismo público e a prestação de serviços à população.

O objetivo do dia de lutas é dialogar com a sociedade sobre como o desmonte dos serviços públicos afeta diretamente a vida da população, em especial dos mais pobres que dependem de saúde e educação acessíveis e de qualidade.

“Temos que deixar claro para o povo como a entrega das estatais para o setor privado e como os ataques aos funcionalismo público são penosos não somente aos servidores públicos, mas à população como um todo, que sofrerá com a falta de estrutura e a dificuldade de acesso a serviços em setores públicos como postos, hospitais e INSS”, explica a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues.

As ações para o Dia de Luta em Defesa do Serviço Público já vão iniciar hoje virtualmente em SC. Nesta terça-feira (28), às 15h, dirigentes sindicais das esferas municipal, estadual e federal vão debater as principais ameaças e a necessária luta contra a Reforma Administrativa do governo federal (PEC 32/2020) em uma live que será transmitida na página do Facebook da CUT-SC (www.facebook.com/sccut) e do Sintespe.

Os atos presenciais pelo estado estão sendo chamados em unidade pelos servidores das três esferas. com o apoio das centrais sindicais e dos sindicatos das outras categorias. Todas as mobilizações presenciais seguirão as orientações das organizações de saúde, mantendo o distanciamento social e com o uso de equipamentos de proteção, como máscaras.

Confira o local e horário dos atos do Dia Nacional de Luta e Mobilização em Defesa dos Serviços Públicos, nesta quarta-feira (30), em Santa Catarina:

Florianópolis: ato unificado dos servidores das três esferas com concentração às 10h, em frente à Assembleia Legislativa (ALESC)

Joinville: ato unificado dos servidores das três esferas, às 17h, na Praça da Bandeira

Criciúma: ato simbólico com apresentação teatral, às 9h, em frente à Caixa Econômica do Centro

Médio Vale: ato unificado dos servidores das três esferas, às 9h30, na Praça do Portal de Pomerode

Fonte: Pricila Baade, CUT-SC