HomeNotíciasEstudo desmente mito sobre privilégio da estabilidade

Estudo desmente mito sobre privilégio da estabilidade

Desde 2003, mais de 7,5 mil servidores foram demitidos, como pena administrativa prevista na Lei 8.112. Condsef concorda com punições a trabalhadores que não respeitam a máquina pública, mas alerta que outras iniciativas favorecem perseguições

Estudo sobre contorno, mitos e alternativas à reforma Administrativa do governo foi apresentado na manhã desta terça-feira, 15, na Câmara dos Deputados. O material, elaborado com apoio de economistas, juristas, advogados públicos e cientistas políticos, rebateu argumentos usados pelo Planalto, que culpabilizam os servidores pela crise financeira do Brasil. Dados consolidados pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, que assina a publicação, apontam que não há inchaço da máquina pública e que não há necessidade de redução de investimentos públicos.

Um dos argumentos mais ficcionalizados e repetidos pelo governo contra os servidores é o da estabilidade como privilégio, que visa enfraquecer a categoria para implantar planos de terceirização e contratações precarizadas. Entretanto, desde 2003, mais de 7,5 mil servidores foram demitidos, como pena administrativa prevista na Lei 8.112/90, ou seja, exonerações acontecem com frequência, de acordo com a lei vigente. O Secretário-adjunto de Administração da Condsef/Fenadsef, Gilberto Cordeiro, concorda com a punição de trabalhadores que não cumprem suas funções na administração pública, mas vê com preocupação a investida do governo para ampliar as possibilidades de demissão.

“Considerando, por exemplo, a Projeto de Lei que tramita no Senado Federal (PLS 116/2017), com sua proposta de avaliação periódica para detectar ‘insuficiência’ do trabalhador, na prática pode significar perseguição de servidores e concentração de poder na mão de governantes passageiros e perigosos, que não têm a preocupação com o Estado. Veja a situação do Ibama. O servidor que aplicou corretamente multa em um governante por descumprir leis ambientais poderia ser acusado de ineficiente e ter sua exoneração facilitada. Isso nós não vamos permitir”, comentou Cordeiro.

Máquina inchada?

Enquanto a média de empregados no setor público é de mais de 20% nos países desenvolvidos, segundo a OCDE, no Brasil, os empregados dos três níveis da federação somam apenas 12,1%. Além disso, há de se considerar o aumento populacional ao longo do tempo, que não acompanhou o movimento de recomposição de pessoal no setor público, observado no País desde 2000, suficiente apenas para manter o estoque de servidores ativos existentes na década de 1990. O estudo afirma que, no caso dos servidores federais ativos, o quantitativo total em 2018 foi inferior ao número registrado em 1991. Para Gilberto Cordeiro, os dados são preocupantes. “É importante defender o serviço público contra a terceirização e o desmantelamento da categoria”, afirmou. (Veja abaixo vídeo de Gilberto Cordeiro)

Outro mito desmentido pelo estudo apresentado na Câmara é a história de que o dinheiro público acabou. A Auditoria Cidadã da Dívida apurou que o Estado possui uma reserva de R$ 1,2 trilhão guardados no Tesouro Nacional, mais R$ 1 trilhão em caixa no Banco Central, além de outros US$ 380 bilhões em reservas internacionais. O discurso dos cofres públicos quebrados é uma mentira usada para convencer a população de uma suposta necessidade de cortes, reformas e privatizações.

A reforma que virá

O governo ainda não finalizou a proposta de reforma Administrativa, mas pelas declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, e pelas indicações do presidente da República, Jair Bolsonaro, o texto deve se pautar especialmente por quatro eixos: redução de despesas, flexibilização da estabilidade, diminuição de carreiras e obstaculização da organização sindical. De acordo com o estudo da Frente Parlamentar, essa reforma é condicionada pela ideologia do Estado mínimo, pelas políticas de austeridade centradas nos cortes de despesa que dificultam a retomada dos investimentos e do crescimento, e pela desorganização da administração governamental. Somadas, estas investidas preparam o terreno para a entrega do patrimônio público ao mercado financeiro, que não tem preocupação social.

<<Cartilha Reforma Administrativa>>

• Capa: Fonacate