a
HomeNotíciasGovernoGoverno corta 40% do orçamento do SUS para Santa Catarina

Governo corta 40% do orçamento do SUS para Santa Catarina

A proposta de orçamento da União para 2020 prevê um corte de 40% nas verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) de media e alta complexidade para Santa Catarina. A constatação foi feita pelo deputado Darci Matos (PSD), que imediatamente procurou o relator da Comissão de Orçamento, deputado Domingos Neto (PSD), mostrando as injustiças federais contra o Estado.

Revelou, então, que o Paraná teve um corte de 28% na dotação da saúde e o Rio Grande do Sul de 22%, enquanto para Santa Catarina a facada foi de 40%.

O deputado Domingos Neto prometeu rever a situação. O problema é que o Estado teve redução de novas habilitações e diminuição dos registros de atendimentos do SUS, por culpa dos hospitais que deram assistência médica, mas não fizeram os relatórios.

Darci Matos, que teve atuação destacada na Comissão da Reforma da Previdência e no plenário, reagiu energicamente com o novo orçamento da União.

Além deste corte inadmissível no setor saúde já havia sido identificada uma supressão substancial de verbas para rodovias federais em Santa Catarina.

O parlamentar disparou: “O Estado manda para Brasil 5 bilhões de reais em arrecadação por ano. E só recebe 5 bilhões de reais em obras em serviços. O governo começa mal. Isto é inaceitável.”


  • Capa: Diorgenes Pandini, NSC Total/BD

Fonte: Moacir Pereira, NSC Total

Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.