HomeCovid-19Governo de SC anuncia flexibilização compartilhada com municípios

Governo de SC anuncia flexibilização compartilhada com municípios

O governador Carlos Moisés apresentou na manhã desta segunda-feira (1) o Plano de Gestão Compartilhada ao combate do coronavírus, com tomadas de decisões entre governo estadual e municípios, com base de decreto estadual.

O anúncio aconteceu em entrevista coletiva realizadas em Florianópolis, com a presença, além de Moisés, do secretário de Saúde, André Motta Ribeiro; do Procurador-Geral do Estado, Alisson de Souza; e do prefeito de Caçador, Saulo Sperotto; presidente da Federação dos Municípios de SC (Fecam).

Carlos Moisés destacou a importância de decisões tomadas em conjunto com os municípios, uma vez que o cenário é diferente nas várias regiões do estado. “Não há mais sentido o governador, numa só canetada, tomar as decisões”, destacou.

Confira o que foi anunciado:

Transporte

• Segue suspenso até 2 agosto o transporte interestadual de passageiros, público ou privado, bem como fretamento de transporte de pessoas
  • Está liberado a partir de 8 de junho a circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal e intermunicipal de passageiros

Educação

• Seguem suspensas até 2 de agosto as aulas presenciais nas unidades das redes públicas e privada de ensino municipal, estadual e federal, relacionadas à educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo.
  • Estão liberadas a partir de 8 de junho as atividades presenciais em estágios obrigatórios e aulas práticas em laboratórios de cursos superiores.
  • Estão liberadas a partir de 6 de julho as aulas presenciais de cursos superiores por meio de ato conjunto dos secretários de Estado de Saúde e da Educação.

Esportes

• Seguem suspensos até o dia 5 de julho o calendário de eventos esportivos organizados pela Fesporte, assim como o acesso público a eventos e competições privada.

EVventos e shows

Seguem suspensos até 5 de julho as atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, parques temáticos, assim como a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público.

Tanto o governador Carlos Moisés como os secretários das pastas envolvidas deixaram claro que se algum prefeito decidir manter as medidas restritivas, elas podem serem adotadas.

Fonte: Ewaldo Willerding Neto