HomeNotíciasMarcha Nacional em Defesa do Serviço Público

Marcha Nacional em Defesa do Serviço Público

Além da marcha, o Sintrafesc e as demais entidades participarão nesta quarta-feira, dia 12, do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE), também em  Brasília. Na reunião será feita uma avaliação da situação atual do país e discutir a realização de uma força tarefa no Congresso Nacional, ainda este mês.

A Marcha está sendo organizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais (Fonasef), do qual a Condsef/Fenadsef faz parte. Por volta das 14 horas, haverá um ato público em frente ao Ministério do Planejamento, que terá como pauta central a revogação da Emenda Constitucional (EC) 95/16, a lei de teto de gastos do governo Temer, que congela investimentos públicos por vinte anos, e pode promover um colapso no setor já nos próximos dois anos e compromete setores essenciais do serviço público brasileiro, como saúde, educação e segurança.

Além disso, a marcha vai reivindicar regulamentação da negociação coletiva, do direito de greve, pela anulação da Reforma Trabalhista, da Lei das Terceirização, que começam a atingir o serviço público, além de lutar pela Seguridade Social e contra mais uma Reforma da Previdência;

“Vamos fazer o trabalho, mas o resultado será do tamanho da nossa luta”, adverte o secretário geral da Condef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, que ressalta a importância da mobilização dos trabalhadores.

Para Sérgio Ronaldo, o resultado das eleições de outubro será crucial para definir o reajuste do ano que vem, assim como o rumo do serviço público de um modo geral. “Se a composição do Congresso for parecida com a atual, estamos em maus lençóis”, salienta o secretário geral da Condsef/Fenadsef. Ele se refere ao número de empresários, ruralistas e demais conservadores que podem ser eleitos. “Porque não adianta a gente eleger só o presidente da República com um Congresso ruim”, ressalta.

• Com informações: Condsef/Fenadsef e Sindsep-PE