HomeNotíciasPauta de reivindicação 2019 dos servidores federais já está com governo

Pauta de reivindicação 2019 dos servidores federais já está com governo

Assim como acontece todo ano, os servidores federais protocolaram, na semana passada, a pauta de reivindicação da categoria, dentro da campanha salarial 2019. Representantes do Fórum Nacional dos Servidores Federais (Fonasefe) – que inclui mais de 30 categorias – se reuniram com o diretor do Departamento de Relações do Trabalho no Serviço Público Federal, Cléber Izzo, a quem foi entregue a pauta unificada do funcionalismo (foto).

O documento é dividido em quatro tópicos, sendo o principal a defesa da aposentadoria dos trabalhadores e contra a reforma da Previdência. Entre os eixos gerais, o servidores defendem o fortalecimento do serviço público e exigem a revogação da lei do teto de gasto, da reforma trabalhista e da da terceirização. A pauta também pede a recriação do Ministério do Trabalho e defende a Justiça do Trabalho, ameaçada de extinção pelo governo Bolsonaro.

Dentre os vários pontos que fazem parte da pauta unificada, os servidores reivindicam reposição e política salarial permanente com correção das distorções, direito à data-base e à negociação coletiva, isonomia salarial e de benefícios entre os poderes, incorporação das as gratificações produtivistas, estabilidade, retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores e aprovação dos de interesse da categoria, concurso público, cumprimento dos acordos, paridade entre ativos e aposentados (vê abaixo um resumo da pauta).

Na reunião, Cléber Izzo afirmou que irá repassar a pauta à equipe técnica do governo e que irá manter um canal de diálogo com o funcionalismo. “Esse discurso não condiz com a realidade. O governo quer destruir a única e legítima representação dos trabalhadores: o movimento sindical. Quer suspender a contribuição sindical dos trabalhadores e seu respectivo repasse aos sindicatos”, lembra o coordenador geral do Sindsep-PE, José Carlos Oliveira.

Pauta unificada do funcionalismo federal

Eixo principal: Defesa da previdência pública e contra a reforma da Previdência (PEC 06/2019).

Eixos gerais: Não às privatizações e ao desmonte do serviço público; revogação da EC 95 (lei do teto dos gratos); revogação da MP 873/2019, que ataca a livre organização e financiamento sindical; revogação da reforma trabalhista e da lei de terceirização.

Pauta unificada dos servidores federais: Correção salarial com aplicação de índice acumulado de perdas até janeiro de 2020, apurado em 33%; extensão do índice da Lei 13.464/2017 para todos os servidores federais; aplicação de, no mínimo, 50% per capta da União para a manutenção de plano de saúde dos servidores; política salarial permanente com correção das distorções e reposição das perdas inflacionárias; cumprimento do direito à data-base; direito irrestrito de greve e negociação coletiva no serviço público, com base na convenção 151 OIT; isonomia salarial e de todos os benefícios entre os poderes; incorporação de todas as gratificações produtivistas; estabilidade; retirada dos projetos do Congresso Nacional que atacam os direitos dos servidores federais e aprovação imediata dos projetos de interesse das categorias; concurso público e reposição imediata de cargos vagos por exoneração, falecimento ou aposentadoria; fim dos cortes no orçamento e ampliação do financiamento público para qualificação dos serviços e servidores; regulamentação da jornada de trabalho no serviço público para o máximo de 30 horas semanais, sem redução de salário; garantia de acessibilidade aos locais de trabalho no serviço público; cumprimento dos acordos já assinados pelo governo, mas que estão pendentes; garantia plena da licença capacitação e qualificação do servidor público.

Outras campanhas: Defesa da Justiça do Trabalho e a recriação do ministério do Trabalho.

Fonte: Ascom Sindsep-PE