HomeNotíciasIbamaServidores do BNDES, Ibama e ICMBio criam site em defesa do Fundo Amazônia

Servidores do BNDES, Ibama e ICMBio criam site em defesa do Fundo Amazônia

Governo Bolsonaro teria intenções de mudar regras do fundo alegando “fragilidades na governança”; órgão abrange projetos para reduzir desmatamento

A AFBNDES e a ASIBAMA, entidades que representam os funcionários do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), lançaram nesta terça-feira, 2, um site em defesa do Fundo Amazônia.

Criado em 2008 com doações de R$ 3,2 bilhões da Noruega e de R$ 200 milhões da Alemanha, o Fundo Amazônia é destinado ao financiamento, com recursos não reembolsáveis, de projetos que reduzam a emissão de gases do efeito estufa associados ao desmatamento.

Em maio, o Estado revelou que o governo Jair Bolsonaro queria mudar as regras do fundo, após o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciar uma análise que teria identificado “fragilidades na governança e implementação” dos projetos apoiados. A polêmica atingiu o BNDES, operador do fundo, que chegou a afastar a funcionária de carreira responsável pelo assunto no banco.

A AFBNDES e a ASIBAMA já organizaram, no Rio, um ato contra as mudanças propostas por Salles. “Com uma canetada a Presidência da República decidiu extinguir, a partir do dia 28 de junho de 2019, o Comitê Orientador do Fundo Amazônia e o Comitê Técnico do Fundo Amazônia, fundamentais para a governança do Fundo. Na prática, eles querem aumentar a força do Ministério do Meio Ambiente nas decisões sobre como aplicar o dinheiro”, diz um texto publicano no site lançado nesta terça-feira.

Site em defesa do Fundo Amazônia

Além de informações sobre o Fundo Amazônia e críticas às propostas de mudanças por parte do governo federal, o site reúne fotos e vídeos de atos de apoio ao instrumento financeiro e traz uma seção de perguntas e respostas (FAQ) sobre o tema.

“O Fundo Amazônia é o maior projeto global de financiamento para preservação da Floresta Amazônica. Nos últimos 10 anos o Fundo investiu em projetos fundamentais de combate ao desmatamento e incentivo ao desenvolvimento sustentável na floresta. Agora o Governo Federal colocou ele em risco”, diz o site, que pode ser acessado aqui.

• Capa: Governo Federal, Divulgação

Fonte: Estadão Conteúdo/Exame