a
HomeCovid-19Sistema Único de Saúde e seus Servidores – Orgulho do Brasil

Sistema Único de Saúde e seus Servidores – Orgulho do Brasil

O Sistema Único de Saúde – SUS, nascido na Constituição Cidadã de 1988, é uma ação que expressa o desenvolvimento civilizatório, como o direito à saúde, democracia e cidadania, conquistado pelas lutas de movimentos sociais brasileiros durante anos.

Sem qualquer distinção, determina a proteção universal para o atendimento de saúde da população. Seus princípios de garantia a todo cidadão brasileiro, o acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde, representam uma profunda ação de solidariedade dentre os nacionais.

Demonstram uma profunda miopia ou má-fé, por parte daqueles que atacam o SUS, o não reconhecimento da capacidade resolutiva para a maioria dos brasileiros, sobretudo nesse ano de pandemia da Covid19, em que o Sistema Único garantiu a vida de milhares de pessoas, com presteza, solidariedade, eficiência e efetividade.

Nessa Pandemia, o SUS é essencial para garantir o papel civilizacional e será decisivo a superação da crise sanitária que ainda persiste no Brasil, uma vez que a saúde precisa ser analisada sob o foco da transversalidade, ou seja, sob um conjunto de fatores que influenciam a saúde, tais como: as condições alimentares e nutricionais, o acesso à água potável, o saneamento básico, a saúde preventiva, condições habitacionais etc.

O financiamento da saúde sofreu os mais diversos constrangimentos através do tempo, como a EC/95/2016, a chamada emenda do teto de gastos, que agravou suas restrições financeiras para o atendimento das necessidades da sociedade brasileira.

A PÚBLICA defende a garantia de recursos necessários à manutenção e a ampliação do financiamento do SUS como principal instrumento de acesso à saúde de forma universal e requer, ainda, sejam implantadas e desenvolvidas políticas de melhoria dos sistemas gerenciais.

Declaramos nosso respeito ao trabalho realizado pelos Servidores Públicos dessa importante área de proteção à população Brasileira.


 

Fonte: Pública Central do Servidor 

Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.