a
HomeNotíciasTemer vai à Noruega sob ameaça de protesto e cobranças sobre meio ambiente

Temer vai à Noruega sob ameaça de protesto e cobranças sobre meio ambiente

Jornal GGN – O presidente Michel Temer chegou hoje (22) em Oslo, na Noruega, em sua última parte de sua visita diplomática pela Europa. Enquanto isso, cerca de 50 brasileiros planejam um protesto contra o peemedebista em uma das praças da cidade.
 
Além disso, o país escandinavo fez cobranças ao Brasil a respeito da proteção ao meio ambiente. Na semana passada, Vidar Hegelsen, ministro do Meio Ambiente da Noruega, enviou carta ao seu colega brasileiro, Sarney Filho, manifestando dúvidas sobre a continuidade e a utilidade do Fundo Amazônia diante da alta das taxas de desmatamento e da série de propostas em discussão no Congresso para enfraquecer a proteção ambiental no país. 
 
Para a Noruega, o aumento do desmatamento é causado pelos cortes no orçamento do Ibama e também pela crise política, pontuando que o veto de Temer às medidas provisórias que reduziam a área de proteção ambiental na Amazônia não é o suficiente. 
 
“Vimos grandes resultados na última década no Brasil e uma tendência preocupante nos últimos dois anos”, afirmou Hegelsen. “Esperamos que possamos ver um retorno a uma tendência positiva. Caso contrário, seremos obrigados a dizer que vamos reduzir o montante de nosso apoio”, afirmou o ministro da Noruega, que é o maior doador ao Fundo da Amazônia e já destinou ao Brasil US$ 1,1 bilhão.
 
Negócios
 
Nesta quinta, Temer foi recebido apenas pelo chefe interino do Cerimonial do governo local, Sigwald Haugr. Ele teve somente um encontro hoje, com 17 empresários. Amanhã, se reunirá com a primeira-ministra Erna Solberg e deve almoçar com o  rei Harald V.
 
De acordo com Jamil Chade, correspondente do jornal O Estado de S. Paulo, membros do governo da Noruega reconheceram que a viagem estava em situação “delicada” até a semana passada, mas o interesse das empresas norueguesas no Brasil fez com que o encontro fosse mantido.
 
temer-aloysio-encontro-com-investidores-noruegueses_beto_barata_pr.jpg
 Encontro com investidores noruegueses. Foto: Beto Barata/PR
 
“Nossa mensagem é que vamos investir no Brasil e no longo prazo. Mas também precisamos de regras transparentes e consistentes, tanto no lado regulatório como no aspecto fiscal“, afirmou Anders Opedal, gerente de operações da Statoil no Brasil. Na semana passada, a petrolífera disse que pretende mais que triplicar sua produção no país. 
 
O Estadão também pontua que a visita de Temer tem despertado pouco interesse da imprensa local, sendo que emissora pública NRK é uma das poucas que tem dado atenção ao assunto. Ainda de acordo com Jamil Chade, o discurso do peemedebista ao desembarcar em Oslo foi acompanhado por apenas um jornalista da imprensa norueguesa. 
 
Temer está acompanhado dos ministros Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Marcos Pereira (Indústria e Comércio), José Sarney Filho (Meio Ambiente) e Antonio Imbassahy (Relações Institucionais) e quatro parlamentares – senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e os deputados Átila Lins (PSD-AM), Darcísio Perondi (PMDB-RS) e Vinicius Carvalho (PRB-SP). 
* Foto: Beto Barata/PR
Fonte: GGN
Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário