A Condsef/Fenadsef apresentou à Ebserh o quadro de greve aprovado nos estados, contando com a adesão de 17 estados além do Distrito Federal. Os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em Santa Catarina deram início à Greve Nacional às 15h do dia 2 de maio, antecipando-se às demais localidades do país. A decisão de greve, deliberada em assembleias gerais por tempo indeterminado, reflete a insatisfação com as propostas apresentadas pela direção da empresa em relação ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) para os períodos de 2024/2025 e 2025/2026.

A direção da empresa também comunicou que buscará mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e manteve um compromisso de buscar até o dia 6 de maio um melhor diálogo com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para melhorar a oferta. A categoria, por sua vez, classificou o reajuste proposto como "assédio econômico.

Enfatizamos a importância da mobilização dos empregados da Ebserh em SC, assim como em todo o Brasil. Com as recorrentes negociações frustradas, a greve surge como o único recurso disponível para pressionar por condições mais justas de trabalho. Em meio a essas tensões, os trabalhadores se preparam para reavaliar a situação no dia 6 de maio, na expectativa de que a empresa apresente uma nova proposta capaz de resolver o impasse.

A participação de todos é vista como crucial para o sucesso da mobilização, destacando a força coletiva na luta por direitos e reconhecimento adequados. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!