A Condsef/Fenadsef encaminhou nessa quinta-feira, 4, ofício ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) com o posicionamento do setor sobre os cenários de proposta apresentados em uma reunião técnica realizada no dia 28 de março entre a equipe do ministério, a direção da confederação e representantes do seu Departamento de Agricultura e Reforma Agrária (Dara).

O Dara defende a manutenção e reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário, que deve contemplar também a criação de gratificações de qualificação e de localização, além da atualização das tabelas salariais. Vale destacar que os cargos do atual Plano de Carreira dos Cargos de Reforma e Desenvolvimento Agrário permitem o movimento de transversalização necessário para atender às diretrizes do governo, considerando a interdisciplinaridade das atribuições dos cargos de nível superior de Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário e de Analista Administrativo; e dos cargos de nível intermediário de Técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário e de Técnico Administrativo.

Além da defesa do cenário de reestruturação da carreira, o Dara aguarda a apresentação da tabela remuneratória e de sua composição (se parcela única, subsídio ou manutenção da estrutura VB + GD). A ampliação do número de padrões de 16 para 20 (premissa que está sendo adotada para todas as carreiras) também carece de maiores informações quanto ao enquadramento dos atuais servidores, tanto ativos, quanto os aposentados e pensionistas.

Segundas de luta continuam

As entidades representantivas dos servidores do Incra, MDA e SPU reforçam que a mobilização permanente, realizada todas as segundas-feiras em todo o país, vem influenciando de forma muito positiva as ações do governo pelo atendimento das reivindicações pelo fortalecimento do Incra e pela reestruturação das carreiras.

Nessa segunda, 8, a categoria voltará a realizar atos em todo o Brasil. Para garantir os avanços esperados, a participação de todos segue sendo fundamental. Acompanhe a agenda dos sindicatos nos estados e participe!

• Capa: Cristiano Porfírio, Sindsep-DF

Fonte: Condsef/Fenadsef