a
HomeCovid-19Bolsonaro mente em pronunciamento sobre pandemia e é repudiado por panelaços

Bolsonaro mente em pronunciamento sobre pandemia e é repudiado por panelaços

Jair Bolsonaro fez um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, nesta terça-feira (23), e, como resposta dos brasileiros de todas as regiões do país, recebeu panelaços sob os gritos de “Fora Bolsonaro” e “Bolsonaro Genocida”.

O discurso de Bolsonaro aconteceu no momento em que o Brasil atinge o período mais grave e trágico da pandemia do novo coronavírus. O país registrou 3.251 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número de perdas humanas em um só dia desde o inicio da pandemia. O país totaliza 298.676 mortes em decorrência da crise sanitária.

Curiosamente, em 24 de março de 2020 – portanto há um ano, Bolsonaro fez outro pronunciamento no qual chamou a pandemia de coronavírus de “uma gripezinha”.

Agora, Bolsonaro disse que 2021 será “o ano da vacinação dos brasileiros”. “Estamos fazendo e vamos fazer de 2021 o ano da vacinação dos brasileiros. Somos incansáveis na luta contra o coronavírus”, afirmou ao distorcer cinicamente a conduta de seu governo durante a pandemia.

No pronunciamento, Bolsonaro ignorou a gravidade da crise e não se referiu ao atraso na vacinação causado pelo seu governo, que negligenciou repetidas ofertas de laboratórios para fechar contratos com o Brasil. Ele também não citou a sexta redução na meta de vacinação de março, confirmada pelo Ministério da Saúde, desta vez, com um corte de 10 milhões de doses.

“Desde o começo, eu disse que tínhamos dois grandes desafios: o vírus e o desemprego. E, em nenhum momento, o governo deixou de tomar medidas importantes tanto para combater o coronavírus como para combater o caos na economia, que poderia gerar desemprego e fome”, afirmou.

Durante os últimos 12 meses, Bolsonaro minimizou a pandemia, provocou aglomerações, contestou o uso de máscaras, boicotou as negociações para compra de vacinas e, por diversas vezes, manifestou-se contra o uso delas, especialmente a CoronaVac, do Instituto Butantan, que, por pressão do governo de São Paulo, hoje é responsável pela vacinação de 90% dos brasileiros imunizados até aqui.

No pronunciamento, Bolsonaro disse também que o Brasil é o quinto país que mais vacina no mundo e que mais de 32 milhões de doses foram distribuídas a todos os estados “graças às ações que tomamos logo no início da pandemia”.

No entanto, considerando a taxa de vacinação por habitantes, o país está na 58ª posição, segundo dados do projeto Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford.

Confira imagens do panelaço e a íntegra do pronunciamento.

  • Capa: Reprodução 

Fonte: Hora do Povo

Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.