HomeNotíciasManifestaçõesCaminhoneiros têm reunião para avaliar greve contra novo aumento do diesel

Caminhoneiros têm reunião para avaliar greve contra novo aumento do diesel

Com mais um aumento no preço do diesel, anunciado nesta terça (28), o Conselho Nacional de Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) volta a discutir uma possível paralisação da categoria. De acordo com o presidente do conselho, Plinio Dias, o assunto será tratado na reunião do CNTRC agendada para outubro. A informação foi publicada pelo colunista Chico Alves, do UOL.

Plinio disse que muitos caminhoneiros têm defendido a paralização, como forma de pressionar o governo a baratear o combustível. “Tem vários motoristas querendo parar, mas tudo vai depender desse encontro no Rio”, comentou. O líder dos caminhoneiros também endossa a cobrança por uma ação mais efetiva do Executivo Federal.  “Nossa intenção é que o presidente Bolsonaro e o presidente da Petrobras resolvam isso, pois está nas mãos deles”, acrescentou.

O anúncio de aumento do diesel pela Petrobrás indicou um reajuste no preço médio de R$ 0,20 por litro. Isso representa um aumento de R$ 2,81 para R$ 3,06.

Em 2018 a categoria promoveu uma greve nacional que gerou desabastecimento de combustíveis e alimentos. Em setembro deste ano, os caminhoneiros fizeram uma nova paralisação. Desta vez a manifestação ocorreu após os atos dos Sete de Setembro em apoio a Bolsonaro. Na ocasião, 16 estados tiveram estradas bloqueadas pelos caminhoneiros.

• Capa: AFP PHOTO / Miguel Schincariol

Fonte: Congresso em Foco