Chuva em SC provoca alagamentos e deslizamentos de terra
Transtornos são registrados em municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense
A chuva registrada nos últimos dias em Santa Catarina, e que segue nesta quinta-feira (21), causa transtornos em cidades de diferentes regiões do Estado. Há ocorrências de deslizamentos e alagamentos de ruas, com transtornos registrados em municípios do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte catarinense.
> Saiba identificar e o que fazer em caso de deslizamento de terra
Em Blumenau, no Vale, o nível do Rio do Itajaí-Açu chegou a 5,44 metros, e a situação causa apreensão. Ao menos 44 deslizamentos de terra foram registrados pela Defesa Civil municipal, além de quatro quedas de muro, sete quedas de árvore e quatro alagamentos até o início da manhã. Não há desabrigados ou desalojados até o momento.
Na cidade de Rio dos Cedros, no Vale, a Defesa Civil retirou três pessoas da mesma família de uma casa na comunidade de Rio Herta e a levou para um abrigo provisório, de acordo com informações do G1 SC. O local está sendo monitorado, e há risco de novos deslizamentos. A prefeitura do município também monitora o nível do rio dos Cedros, que chegou a 5,71 metros por volta das 5h desta quinta.

Deslizamento na Rua Johann Sache, no Badenfurt, em Blumenau(Foto: Defesa Civil, Divulgação)

Nível do Rio Benedito, em Timbó, causa preocupação(Foto: Prefeitura de Timbó, Divulgação)
Em Florianópolis, pontos de alagamentos foram registrados. Segundo a Defesa Civil, choveu 107 mm em 24 horas na cidade, entre o início da manhã de quarta e o início da manhã de quinta. Há transtornos nos bairros Ingleses, Tapera, Campeche e Rio Tavares. Ao menos três deslizamentos foram registrados até o início da manhã. Trechos da rodovia SC-405 alagaram. São José, ainda na Grande Florianópolis, também registra transtornos com alagamentos de ruas e queda de árvores.
> Veja como receber alertas de temporal da Defesa Civil de SC e evitar notícias falsas
Em Joinville, no Norte catarinense, a Defesa Civil segue monitorando a chuva intensa que caiu na cidade. No bairro Papanduva, o acumulado foi 114 milímetros nas últimas 24 horas.

Rua alagada no bairro Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis(Foto: Paulo Muller, NSC TV)

Queda de árvore em Sao José, na Grande Florianópolis(Foto: Defesa Civil, Divulgação)
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina reforçou, na quarta (20), o alerta para a previsão de chuvas intensas no Estado. A condição segue até sexta-feira (22), com previsão de altos acumulados de chuvas. Por conta disso, há risco de deslizamentos e enxurradas principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
- Capa: Ponte Nereu Ramos, no município de Rio dos Cedros, na manhã desta quinta (21)/Foto: Prefeitura de Rio dos Cedros/Divulgação
Fonte: Guilherme Simon, DC/NSC