a
HomeNotíciasCampanha SalarialComissão Nacional de Negociação chama reunião extraordinária para falar de ACT da Conab

Comissão Nacional de Negociação chama reunião extraordinária para falar de ACT da Conab

Encontro nacional será feito pela plataforma Zoom nessa segunda, às 18h, atendendo às necessidades de alerta sanitário com aumento da transmissão de covid e influenza no Brasil. O link de participação será encaminhado pelas entidades

 

A Comissão Nacional de Negociação dos empregados da Conab composta por representantes da Fenadsef, CNTC, Fisenge e também a Asnab divulgaram uma convocatória para uma reunião geral nacional com a categoria nessa segunda-feira, 24, a partir das 18 horas pela plataforma Zoom. O objetivo é debater o processo de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2019/2020 que já dura dois anos e meio. O link de participação será encaminhado pelas entidades representativas. Nesse sábado, 22, a própria Comissão Nacional de Negociação irá se reunir para discutir os pontos centrais que serão abordados no encontro nacional.  

O ACT está sendo mediado no Tribunal Superior do Trabalho (TST). As primeiras tratativas tiveram início em agosto de 2019. O impasse se prolonga devido a uma série de pontos, entre eles a ausência de reajuste em cláusulas econômicas. O plano de assistência à saúde dos empregados está também entre esses pontos. Além disso, há polêmica quanto a criação de normas internas que alteram cláusulas já firmadas em ACT. 

Desmonte x Privatização

Esse cenário de desmonte está ligado à total falta de interesse do governo em investir em políticas públicas voltadas para a segurança alimentar do povo brasileiro. A Conab é uma das estatais na mira de Bolsonaro para ser privatizada. Nos últimos anos o governo já fechou dezenas de armazéns da Companhia responsáveis pela distribuição e controle dos alimentos e de seus preços, combate à fome, proteção a pequenos agricultores, entre outras políticas. Com o fim do estoque de alimentos seus preços começaram a disparar em todo o Brasil e não pararam mais. A mobilização da categoria é fundamental não apenas para reverter esse quadro de desmonte, mas para cobrar valorização e dignidade aos empregados dessa estatal fundamental ao País.


  • Capa: Divulgação, Conab

Fonte: Fenadsef

Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.