a
HomeCovid-19Em 12 hospitais de SC não entra mais ninguém

Em 12 hospitais de SC não entra mais ninguém

A semana começou com 34 hospitais catarinenses , dos nossos 56, com mais de 80% dos leitos ocupados. Às 11h06 da manhã de segunda-feira, quando o sistema do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) atualizou os dados do fim de semana, a lotação era máxima em 12 hospitais. A média geral de internação está acima de 80% em quatro das sete regiões.

Já somos 327 mil pessoas que contraíram o vírus em Santa Catarina, das quais 3.494 morreram. E o que os dados agora mostram é reflexo daquilo que especialistas alertaram nas últimas semanas.

Nenhuma medida anunciada diante do quadro crítico do sistema de Saúde. Pelo contrário, nesta segunda o governo do Estado autorizou o retorno das aulas nas escolas municipais em todo o Estado. Nas unidades do Estado a PGE entrou com um pedido de reconsideração da Justiça a pedidos da governadora Daniela Reinehr (sem partido).

“Além da socialização, proporcionará, também, a retomada de várias atividades econômicas e reduzirá a preocupação de muitas famílias. Por isso, as atividades escolares e educacionais são serviços essenciais no processo de reavaliação que está sendo realizado pelo governo.

Aliás, no campo da política, Daniela pode ter poucos dias com a tinta na caneta de governadora. Na próxima sexta, 27, o Tribunal Especial de Impeachment vai julgar o primeiro processo contra o governador afastado Carlos Moisés (PSL). Para manter o impeachment são necessários sete votos. Um dos quatro desembargadores que em votos de mais de três horas absolveram Moisés na apresentação do relatório preliminar precisam mudar de ideia.

O possível —e bastante provável—retorno de Moisés na sexta está mexendo com o as estruturas não só da política, mas do Estado. Nos bastidores se articulam nomes para um novo secretariado; partidos se reaproximam; no primeiro e segundo escalão na se fala em covid.

Daniela Reinehr, que acabou escanteada na Alesc, tem buscado se fortalecer no setor produtivo e também mais na sua região, o oeste. Nesta segunda, a governadora interina abriu evento que marca semana de treinamento para manter a segurança sanitária dos rebanhos de Santa Catarina, que é referência internacional no controle da febre aftosa.

Hospitais com lotação máxima:

PLANALTO NORTE E NORDESTE HOSPITAL BETHESDA
GRANDE FLORIANÓPOLIS HOSPITAL FLORIANÓPOLIS
PLANALTO NORTE E NORDESTE HOSPITAL MUNICIPAL SÃO JOSÉ JOINVILLE
MEIO OESTE E SERRA CATARINENSE HOSPITAL MAICE
GRANDE FLORIANÓPOLIS HOSPITAL REGIONAL DE BIGUACU HELMUTH NASS
MEIO OESTE E SERRA CATARINENSE HOSPITAL NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
GRANDE OESTE HOSPITAL REGIONAL SÃO PAULO
PLANALTO NORTE E NORDESTE HOSPITAL SAGRADA FAMILIA
PLANALTO NORTE E NORDESTE HOSPITAL SÃO JOSÉ JARAGUA DO SUL
PLANALTO NORTE E NORDESTE MATERNIDADE DARCY VARGAS
SUL MATERNO INFANTIL SANTA CATARINA

 

Fonte: Fábio Bispo, Coluna Pelo Estado

Share With:

andrade@sintrafesc.org.br

Sem comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.