HomeGovernoMais de 240 mil cargos estão vagos em órgãos federais, apontam dados oficiais

Mais de 240 mil cargos estão vagos em órgãos federais, apontam dados oficiais

Dados oficiais do governo federal, disponíveis no Portal Brasileiro de Dados Abertos, mostram o quão grande é o déficit de pessoal no serviço público do país. Em maio, 189 órgãos e entidades do Poder Executivo Federal Civil tinham cargos efetivos vagos. Estavam desocupados 240.215 postos de trabalho em um universo de 730.961 vagas aprovadas por lei. A situação é mais crítica no Ministério da Economia, com 40.277 cargos vagos; no Ministério da Saúde, com 36.346; no Ministério da Educação, com 34.398; e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com 23.527. O levantamento não considera o Banco Central e a Agência Brasileira de Inteligência.

Os números são gerados pelo Ministério da Economia, responsável pela gestão de pessoas no Executivo Federal. A coluna procurou a pasta na manhã da última terça-feira, com questionamentos sobre a vacância, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. Também foram pedidos esclarecimentos ao INSS e aos ministérios da Educação e da Saúde, mas não houve retorno.

— Hoje, 1,8 milhão de pedidos de aposentadoria estão na fila para análise do INSS. O governo tem apostado todas as fichas no teleatendimento. Mas imagine isso para um idoso com dificuldade de usar a tecnologia. Há risco de muitas pessoas ficarem sem benefício.

Precarização do trabalho e dos serviços

Para a coordenadora geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Camila Marques, o número elevado de cargos vagos no Ministério da Educação é resultado da falta de investimentos federais no setor, o que tem feito profissionais desistirem da carreira. Ela afirma que é comum os servidores, sobrecarregados, adoecerem devido ao aumento de pressões e cobranças.

O mesmo problema é vivido por quem atua no Ministério da Saúde. Segundo a diretora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Rio de Janeiro (Sindsprev/RJ), Cristiane Gerardo, o último concurso da pasta foi em 2005. Desde então, o governo vem apostando em contratos temporários, de no máximo dois anos.

— Treinamos pessoas que logo vão sair da rede federal, levando a expertise construída com dinheiro público. Isso ainda faz com que, de tempos em tempos, mais leitos sejam fechados — pontua.

Entenda o quadro

A vacância nos órgãos federais é calculada pela diferença entre a quantidade de postos de trabalho efetivos aprovados em lei e o número de vagas ocupadas.

• Capa: Arquivo

Fonte: Camila Muniz, Extra