HomeNotíciasDireitosNota de repúdio à suspensão da Lei do Piso Salarial da Enfermagem

Nota de repúdio à suspensão da Lei do Piso Salarial da Enfermagem

O Sintrafesc – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço público Federal de Santa Catarina vem, por meio desta nota, manifestar o total repúdio contra a decisão monocrática do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a os efeitos da Lei n. 14.434/2022 que instituiu o Piso Salarial da Enfermagem.

Por décadas a categoria vê suas pautas sendo negligenciadas nas duas Casas Legislativas. A pandemia amplificou as jornadas de trabalhos exaustivas, evidenciou a falta de equipamentos e as péssimas condições de trabalho.

Mesmo com todos os estudos de impactos orçamentários apresentados e debatidos de forma transparente e de maneira plural com entes das três esferas, Federal, Estadual e Municipal, o ministro decidiu atender às necessidades puramente econômicas da classe empresarial comprometida apenas com a manutenção dos lucros, escanteando a qualidade dos serviços prestados e um salário justo para o segmento que se dedica a cuidar da população e mais se comprometeu ao combate da pandemia do Coronavírus.

A valorização dos profissionais não pode submeter-se ao lobby empresarial que trata seus funcionários e a saúde dos brasileiros como mercadoria.

O Sintrafesc não medirá esforços para denunciar e derrubar a liminar do ministro Barroso.