HomeNotíciasRanking do Ipea coloca Florianópolis e Joinville entre os munícipios mais violentos do país

Com o propósito de orientar o governo federal na discussão e implantação de políticas públicas de combate a violência urbana, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) elaborou um ranking com os 120 municípios mais violentos do país.

Publicado no final de junho (23), o estudo encomendado pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública considera a média anual de homicídios dolosos (quando há intenção em matar) dos municípios brasileiros e a taxa por 100 mil habitantes entre 2018 e 2020 para definir o levantamento.

Os dados da pesquisa realizada pelo Ipea foram coletados no Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e de Drogas (Sinesp). Um indicador que capta a tendência de aumento ou diminuição do número de homicídios entre 2019 e 2020 também foi incluído e utilizado como critério de desempate no caso de municípios com a mesma nota geral ou taxa de homicídio.

O total de homicídios nesses municípios, no período considerado pela pesquisa, corresponde a aproximadamente 47% dos ocorridos no Brasil e mais de 80% deles possuem taxas superiores à do Brasil como um todo. No ranking, todas as unidades federativas apresentaram ao menos um município entre os mais violentos, das quais Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco se destacam como as mais presentes.

Os 12 municípios mais violentos do Brasil:

Rio Branco (AC)

Caucaia (CE)

Maracanaú (CE)

Cabo de Santo Agostinho (PE)

Feira de Santana (BA)

Cruzeiro do Sul (AC)

Maranguape (CE)

Juazeiro do Norte (CE)

Camaçari (BA)

Mossoró (RN)

Alvorada (RS)

Altamira (PA)

Em termos regionais, a distribuição de municípios ficou da seguinte forma: Norte com 16, Nordeste com 50, Sudeste com 30, Sul com 15 e Centro Oeste com 9. No Sul, o Rio Grande do Sul é a unidade federativa com o maior número de municípios presentes no levantamento: Alvorada (11), Viamão (48), Porto Alegre (67), Canoas (93), Gravataí (95), Caxias do Sul (100) e Pelotas (112). Dois municípios catarinenses também estão na lista: Florianópolis e Joinville. Na classificação do ranking pela nota geral, o primeiro ocupa o 117º lugar, enquanto o segundo ocupa a 118ª posição. Florianópolis tem uma taxa média (razão entre o total de homicídios dolosos e a estimativa da população) de 14,5 e Joinville de 11,8. A nota geral dos municípios catarinenses no levantamento é 1,3.

• Capa: Max Kleine, Unsplash

Fonte: NSC