Sindsep-DF

O ato “Convoca Já!”, realizado na manhã desta quinta-feira (21), na Câmara dos Deputados, reforçou a importância da convocação de todos os aprovados nos cadastros de reserva do CNU 1 e de outros concursos públicos para o fortalecimento do Estado e a efetividade das políticas públicas. A atividade foi organizada pelo Sindsep-DF, deputada federal Erika Kokay (PT-DF), Frente Parlamentar Mista do Serviço Público,  Comissão dos Cadastros de Reserva e Condsef/Fenadsef. O encontro também marcou a criação do Fórum Convoca Já, composto por parlamentares, sindicalistas e representantes dos CRs. A coordenação das ações do Fórum ficará sob responsabilidade do Sindsep-DF, que fará a ponte entre os seus integrantes.

Representantes de 31 cadastros de reserva tiveram espaço para intervenções, além de sindicalistas e parlamentares. A diretora do Sindsep-DF, Inês de Souza, integrou a mesa e ressaltou a importância da mobilização pela recomposição da força de trabalho no setor público. “Temos presenciado a redução do Estado cada vez mais. Os servidores vão se aposentando e não há uma recomposição à altura para fazer frente aos desafios que enfrentamos na efetivação das políticas públicas”, afirmou.

O deputado federal Reimont (PT-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial (CDH) da Câmara dos Deputados, comprometeu-se a representar, junto com a deputada Erika Kokay, a luta do “Convoca Já!” em reuniões que serão solicitadas com as ministras Esther Dweck, da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos e da Cidadania. A deputada Érika Kokay informou ainda que a CDH realizará uma audiência pública para tratar do tema, “visto que a pauta do Convoca Já também é uma pauta de direitos humanos, pois visa fortalecer o Estado para melhor servir ao povo”, declarou.

Ela também destacou que, mesmo com a convocação de todas as pessoas dos cadastros de reserva, ainda não será possível suprir a atual vacância no serviço público. “Estima-se que, nos próximos 11 anos, 180 mil servidores estarão aptos a se aposentar. A convocação dos aprovados no cadastro de reserva é também a defesa do Estado e do Brasil”, ressaltou.

Outro encaminhamento aprovado na atividade foi a elaboração de um documento com o detalhamento da situação de todos os CRs, que será produzido pelos representantes dos cadastros e sistematizado pelo Sindsep-DF. O dossiê será entregue pelos parlamentares às ministras Esther Dweck e Macaé Evaristo.


  • Capa: Cristiano Porfírio/Sindsep-DF