Condsef/Fenadsef

Começou nesta sexta-feira, 10, mais um ciclo de debates promovido pelos Seminários Regionais da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal). A série de encontros será realizada em Brasília, com próximas datas confirmadas para os dias 24 e 31 de outubro e 7 de novembro, sediados pelo Sindsep-DF, entidade filiada à Condsef/Fenadsef no Distrito Federal.

A atividade ocorre em um momento estratégico: a preparação para a Marcha Nacional do Serviço Público, que acontece no próximo dia 29 de outubro, em Brasília, contra a proposta de Reforma Administrativa.

A proposta de Reforma Administrativa, defendida sob o discurso de "eficiência", "modernização" e "profissionalismo", é duramente criticada pelos servidores por representar, na prática, a retirada de direitos e o enfraquecimento do atendimento à população.

A Condsef reforça que a reforma não atinge apenas os servidores, mas representa uma ameaça direta ao conjunto dos serviços públicos prestados à população, aprofundando desigualdades.

Por isso, a importância e o reforço da mobilização em torno da Marcha Nacional do Serviço Público, marcada para o dia 29 de outubro, em Brasília. A mobilização acontece em unidade com diversas entidades sindicais e movimentos sociais, com o objetivo de barrar a Reforma Administrativa e defender um Estado comprometido com os direitos sociais. Para a Condsef/Fenadsef não existe democracia e nem soberania nacional sem políticas públicas, sem luta contra a desigualdade, sem salário digno e sem emprego, por isso, essa é uma luta de todo o povo brasileiro.

Além da mobilização contra a reforma, os seminários também têm discutido temas centrais para a categoria. Entre eles, está a regulamentação da Convenção 151 da OIT, que trata do direito à negociação coletiva no setor público — uma das principais reivindicações históricas da bancada sindical.

Outro ponto destacado é o fortalecimento dos sindicatos gerais, modelo de organização considerado mais eficaz para a defesa ampla dos trabalhadores e empregados das empresas públicas.

Em meio á realização dos Seminários em Brasília acontece também a próxima reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), confirmada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) para o dia 22 de outubro. Com isso, cresce também a expectativa dos servidores por avanços concretos nas pautas apresentadas pela bancada sindical ainda em janeiro, entre elas:

  • Equiparação dos benefícios entre os Três Poderes
  • Regulamentação da Convenção 151 da OIT
  • Criação de um auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas, que hoje não têm acesso a benefícios semelhantes

Contine acompanhando. A cobertura completa e destaques do debate dos Seminários Regionais da Condsef em Brasília serão divulgados aqui em nosso site e em nossas redes socias.


Capa: Sindsep-DF